Lisboa, 13 de dezembro de 2022 - A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e todas as empresas de seguros suas Associadas manifestam a sua solidariedade para com todos os cidadãos afetados pela situação climatérica agravada que se tem testemunhado, recentemente, no país e sublinham o relevante papel de todos os profissionais envolvidos nas operações de socorro às pessoas afetadas.
As empresas de seguros estão a tomar, individualmente, medidas específicas para assegurar a pronta resposta aos seus clientes, deslocando equipas de profissionais experientes para o local, abrindo canais específicos de comunicação, agilizando a regularização dos sinistros e prestando o apoio e assistência às pessoas afetadas que beneficiam da proteção que os seguros conferem. De acordo com as primeiras indicações que vão sendo obtidas, haverá já milhares de ocorrências participadas e valores significativos de indemnizações a processar, e as seguradoras tudo farão para que os seus clientes, individuais e empresas possam retomar a normalidade da sua vida com a maior rapidez possível.
Recomenda-se aos tomadores de seguro que contactem as respetivas empresas de seguros, através dos canais de comunicação disponíveis (a APS disponibiliza no seu site em www.apseguradores.pt a ligação rápida às páginas das empresas de seguros) e que registem – através de fotografia, por exemplo – todos os danos materiais causados sobre os seus bens, para que sejam um complemento ao processo de regularização do sinistro.
A APS informa que já tem a correr, como habitualmente, um inquérito junto das suas Associadas para apuramento dos danos cobertos por contratos de seguro, consequência da atual intempérie, e fará uma atualização da informação logo que possível.
É fundamental, tal como a APS tem vindo a sublinhar, e como acontece em muitos outros países, a criação em Portugal de um Sistema de Proteção de Riscos Catastróficos, do qual as seguradoras possam fazer parte, numa lógica de colaboração entre o setor privado e público, para que as pessoas e empresas afetadas possam ver os prejuízos sofridos reparados de forma mais célere e completa.
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