A Literacia do Risco é um pilar essencial de uma sociedade mais consciente e preparada — capacitar as diferentes camadas da população para entenderem, de forma coesa e efetiva, o papel dos seguros, passa por descomplicar termos, simplificar informação e alargar o conhecimento sobre prevenção, proteção e segurança. Esta é uma responsabilidade que deve ser assumida também pelo setor segurador e exige um esforço conjunto, inclusivo e pedagógico, para o qual a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) visa contribuir com a sua ação.
É desde 2012 que a APS desenvolve o seu programa de Literacia do Risco, tendo como principal objetivo a sensibilização para um conjunto de temáticas no âmbito da educação para a cidadania, da literacia do risco e do papel social do seguro.
Recursos Pedagógicos:
Um dos eixos primordiais da ação da APS no programa de Literacia do Risco é a edição de livros infantojuvenis, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A coleção “Seguros e Cidadania” tem justamente como objetivo sensibilizar as crianças para a importância do Seguro, como forma de antecipar, minorar ou compensar as situações de risco a que os seres humanos sempre se encontram sujeitos, proporcionando às escolas e às famílias um instrumento adequado à compreensão do valor social do seguro e da sua importância para os indivíduos e para os grupos.
Tendo os livros da dupla de Autoras como referenciais, a APS disponibiliza às escolas e às famílias, um conjunto alargado de outros recursos, adaptados às várias faixas etárias, com vista à promoção de dinâmicas pedagógicas que visem alcançar os objetivos acima descritos. Destacamos as Fichas de Leitura e os Booklets Escolas, com propostas de trabalho multidisciplinares, para professores e alunos, do 1.º ao 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
De igual forma, o Jogo da Glória, inspirado na versão da Associação de Seguradores Holandesa e adaptado pela APS, e o recurso Cartas Seguras, visam ser ferramentas úteis e diferenciadoras na exploração dos conceitos de risco e de cobertura dos riscos em diferentes apólices de seguro, junto dos mais novos.
Parcerias:
A APS e o
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) estabeleceram um protocolo para a promoção de ações de literacia em contexto escolar, relativas à atividade seguradora. As ações são dirigidas ao ensino básico e secundário, da rede escolar pública e privada, tendo como material de referência os livros infantojuvenis da APS, disponíveis na
Biblioteca de Livros Digitais do PNL 2027.
A APS é, desde a primeira hora, parceiro ativo e financiador de algumas atividades do Plano Nacional de Formação Financeira, nomeadamente da coleção dos Cadernos de Educação Financeira que servem de apoio ao Referencial de Educação Financeira. Estes cadernos são produzidos sob a coordenação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. A APS participa, também, na dinamização das atividades do Dia da Formação Financeira que se comemora todos os anos numa escola do país.
A APS colabora em iniciativas relacionadas com o tema dos seguros, integradas no programa de educação financeira da Fundação António Cupertino de Miranda, dirigido a crianças do ensino básico e secundário e à comunidade sénior da região Norte.
A APS estabeleceu um protocolo de cooperação com a Junior Achievement Portugal para a implementação de um programa junto de alunos dos vários níveis de ensino, tendo como objetivo primordial contribuir para a divulgação do conhecimento sobre temas relacionados com a atividade seguradora.