X
14out

“Alerta Máximo” para a questão dos incêndios e a problemática das alterações climáticas

| Return|

Novo livro de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães para a coleção Seguros e Cidadania

 

“Alerta Máximo” para a questão dos incêndios e a problemática das alterações climáticas

 

Alerta Máximo” é o título do novo livro da coleção Seguros e Cidadania, lançado hoje pela Associação Portuguesa de Seguradores, no âmbito do seu programa de educação financeira para os Seguros dirigido a crianças e jovens, com objetivo dar a conhecer a importância dos seguros no nosso dia-a-dia.

O livro, apresentado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, durante uma sessão no Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, contou ainda com intervenções do Secretário de Estado da Educação, João Costa, da Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, Helena Freitas – especialista em alterações climáticas – e de Fernanda Rollo, Professora da NOVA FCSH e Coordenadora do programa Memória do Seguro – História, Memória e Património dos Seguros e das Seguradoras em Portugal.

O novo livro desenvolve um enredo através do qual, de forma lúdica, se pretende alertar para os perigos associados ao aumento da temperatura global. Enquadrada nas mudanças climáticas, esta problemática, além de atual, assume particular relevância a nível nacional, tendo em conta os impactos dos grandes incêndios ocorridos nos anos recentes.

Não é por acaso que a narrativa se centra numa localidade no interior no país, próxima do Porto, onde o protagonista Gonçalo Gama, um aluno no 12.º ano, vive com a mãe Maria Laura e o pai Fausto Gama, dono de uma serralharia local. No decorrer da história, outras personagens ganham vida, como as colegas de escola, Vanda (ex-namorada), Marina (colega do 10.º ano) e a professora de teatro, Lira Lima. Na trama entram ainda Eloísa e Carlos Vicente (pais de Vanda) e José Moura (Pai de Marina), com as suas perspetivas pessoais em relação ao aquecimento global e, em particular, em relação aos riscos de incêndios. Cabe ainda um papel na história a Fernando Soutinho, o mediador de seguros da residência dos Vicente e da serralharia dos Gama.

Com o objetivo de chamar a atenção destes temas junto do seu público-alvo, o livro apresenta ainda, de forma acessível, diversas informações de prevenção e de contacto e dá a conhecer as soluções de proteção que o setor segurador oferece, para fazer face a este tipo de risco.

A linha criativa de “Alerta Máximo” torna a obra pertinente e atual na medida em que, apesar dos constantes alertas da comunidade científica, os mais jovens têm sido importantes vozes ativas quanto à urgência de implementação de medidas concretas para travar o aumento da temperatura global.

Outros livros da coleção “Seguros e Cidadania”: “O Risco Espreita, Mais Vale Jogar pelo Seguro”; “Catástrofes e Grandes Desastres”; “Um perito em busca da verdade”, “Encontro Acidental” e “Armadilha Digital”.

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.