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21nov

Protocolo APS/PNL 2027

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Protocolo APS / Plano Nacional de Leitura para promoção da literacia financeira

Estudantes do ensino básico e secundário vão aprender sobre seguros no âmbito da autonomia curricular nas escolas

 

O Plano Nacional de Leitura 2027 e a Associação Portuguesa de Seguradores assinam hoje um protocolo que tem por objetivo estabelecer a cooperação entre as duas partes na promoção de ações de literacia financeira em contexto escolar, relativas à atividade seguradora.

As ações a desenvolver irão abranger um conjunto representativo dos estabelecimentos do ensino básico e secundário, da rede pública e privada. Ao longo do próximo ano, a APS e o PNL irão definir as ações concretas a desenvolver no âmbito deste protocolo e que passarão pela utilização de livros didáticos e ações de formação específicas nas escolas.

De acordo com José Galamba de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, ¿Este projeto reveste-se de grande importância, num momento em que vivemos tempos onde uma maior consciência dos perigos, a adoção de boas práticas e de medidas de prevenção, assim como o conhecimento dos instrumentos que estão à nossa disposição para nos protegermos ¿ como é o caso dos seguros ¿ podem minimizar perdas e prevenir danos, muitas vezes irreversíveis nas vidas de todos nós.¿

No 2.º inquérito à literacia financeira dos portugueses, divulgado recentemente, quase 30% dos portugueses não têm um seguro; a maior parte dos que têm seguros contratam-nos para cumprimento de uma obrigação legal e mais de 50% não conseguem identificar, corretamente, conceitos habituais dos contratos de seguro, como sejam a franquia ou a relação desta com o preço do seguro.

 

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A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.