30out
APS JUNTA-SE AO MOVIMENTO "RECORDAR 1755" PARA REFORÇAR A PREVENÇÃO E CONSCIÊNCIA SÍSMICA
  
 
            
     
Lisboa, 30 de outubro de 2025 – A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) associa-se ao movimento ‘Recordar 1755’, uma iniciativa promovida pelo Museu Quake, que visa manter viva a memória do grande terramoto que abalou Lisboa, transformando-a num instrumento de sensibilização, educação e preparação para o futuro.
 
A APS junta-se a este esforço coletivo com a iluminação da sua sede a roxo – um gesto simbólico que assinala o seu compromisso com a promoção da consciência sísmica, num país com risco real de ocorrência de fenómenos semelhantes –, e com uma campanha dedicada nas suas redes sociais, promovendo medidas de autoproteção e preparação para riscos naturais.
 
O terramoto de 1755 deixou marcas profundas em Portugal. Recordar este acontecimento é também preparar o futuro: quanto mais visível for a memória, mais forte será a consciência coletiva e maior a capacidade de resposta.
 
De acordo com José Galamba de Oliveira “Recordar o terramoto de 1755 é mais do que um exercício de memória histórica, é um compromisso com o futuro. Ao juntar-se ao movimento ‘Recordar 1755’, a APS reafirma o papel do setor segurador na promoção da resiliência e da preparação coletiva para riscos naturais, contribuindo para uma sociedade mais consciente, informada e protegida.”
 
A APS acredita que as Seguradoras podem e devem desempenhar um papel ativo na construção de uma cultura de prevenção e preparação para riscos naturais e continuará a defender a necessidade de criação de um mecanismo de proteção do país que permita fazer face às consequências das catástrofes naturais de grande dimensão.
 
-/-