X
24nov

CONFERÊNCIA ANUAL DA APS | A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO QUOTIDIANO DO FUTURO E A RELEVÂNCIA DO SEGURO EM DEBATE

| Return|

 

Conferência Anual da APS

 

A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO QUOTIDIANO DO FUTURO

E A RELEVÂNCIA DO SEGURO EM DEBATE  

 

A iniciativa teve como objetivo analisar as principais transformações na sociedade, e algumas das mudanças que a pandemia acelerou, reforçando a necessidade de proteção das pessoas no futuro.

 

O Presidente da APS defende a necessidade de um maior reconhecimento do papel das seguradoras na sociedade, e uma maior articulação entre o Estado e as empresas de seguro na resposta aos desafios do envelhecimento e das alterações climáticas.

 

Lisboa, 24 de novembro de 2021 - A conferência anual da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), sob o mote “Smart Living – Tecnologia e Inovação no quotidiano do futuro”, teve lugar hoje no novo auditório da sede da Associação e contou com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e do Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes.

 

Partindo de uma reflexão sobre as principais evoluções na sociedade e algumas das mudanças que a pandemia acelerou, e que transformaram as nossas vidas, esta Conferência pretendeu, através dos testemunhos e debates de oradores convidados, provocar-nos e confrontar-nos com o nosso futuro e com a nossa necessidade de proteção nesse futuro.

 

José Galamba Oliveira, Presidente da APS referiu que “Como vai ser a vida de todos nós no futuro próximo é uma questão relevante para milhões de portugueses e também para o setor segurador, que existe para dar resposta às necessidades de segurança e proteção de cidadãos e empresas. Num mundo em acelerado estado de mudança, poder antecipar o dia de amanhã e essas necessidades de proteção e segurança é essencial para tornar o seguro cada vez mais relevante na sociedade.”

 

Tom Standage, editor da revista The Economist e especialista em tendências, participou como keynote speaker e apresentou uma exposição sobre aquelas que considera serem as tecnologias que irão transformar a nossa vida quotidiana a curto prazo – dos pagamentos móveis, ao rastreio do sono, passando pelas novas formas de mobilidade, entre outras. Nadim Habib, Professor da Nova SBE, também keynote speaker, abordou a necessidade de se repensar a forma de trabalhar e a questão work-life balance versus work-life integration, para melhorar a produtividade das organizações.

 

Através de dois painéis, com especialistas nas áreas da inovação, seguros, direito do trabalho, mobilidade e turismo, foi ainda realizada uma abordagem multissetorial sobre desafios e oportunidades em questões importantes para as empresas e sociedade, e com impactos diretos no setor segurador, tais como o futuro do trabalho e a mobilidade sustentável.

 

Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), que também marcou presença na Conferência da APS como oradora, reforçou a importância do setor segurador para o funcionamento da economia, referindo que “enquanto investidor institucional o setor segurador é responsável pela gestão de uma carteira de ativos cujo montante equivale a 25% do PIB nacional”. E adiantou que “a inovação tecnológica tem conduzido a profundas transformações na cadeia de valor dos seguros, com impactos transversais em termos de ganhos de escala e de eficiência, agilização e redução de custos”.

 

Reforçando a necessidade de um maior reconhecimento do papel das seguradoras na sociedade, e de uma maior e uma maior articulação entre o Estado e as empresas de seguro, o Presidente da APS referiu que “O setor segurador pode ter um papel central, em parceria com o Estado, nas respostas necessárias para mitigar os riscos associados aos desafios estruturais da nossa Sociedade”, referindo-se, a título de exemplo, “ao papel que o setor pode desempenhar no estimular da poupança privada destinada a complementos da reforma, ou no papel que pode ter no desenvolvimento de um sistema de proteção de riscos catastróficos ou até no importante papel como investidor institucional em  projetos de infraestruturas e sustentabilidade, entre outros.”

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.

Definições de Privacidade