X
05dez

Conferência Anual da APS: os desafios do envelhecimento em debate

| Return|

Conferência Anual da APS

OS DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO EM DEBATE

 

  • A iniciativa teve como objetivo analisar as consequências socioeconómicas do envelhecimento, bem como promover um debate sobre a capacidade atual de resposta face aos desafios desta tendência demográfica.
  • Através de uma reflexão multidisciplinar, investigadores de referência apresentaram os avanços recentes da ciência nas mais variadas áreas, nomeadamente a economia do envelhecimento, a oncologia e as neurociências.
  • Jovens da SDUL - Associação de Debate da Universitário debateram o futuro da Segurança Social.

 

A conferência anual da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), sob o mote “A idade nunca vem só: como responder aos desafios da vida”, teve lugar hoje no Museu do Oriente e contou com a presença/encerramento da Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar.

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre os desafios do envelhecimento, estiveram em foco os impactos sócios económicos desta tendência demográfica bem como o diagnóstico da situação atual para dar respostas às crescentes necessidades desta população. Durante a iniciativa, vários investigadores de referência nacional apresentaram os mais recentes contributos da ciência sobre a temática, com destaque para a promoção de uma melhor qualidade de vida para a população com maior senioridade.

Através de diferentes painéis, foi realizada uma abordagem multissetorial sobre importantes questões para a sociedade em geral, e com impactos diretos no setor segurador, tais como “A economia do envelhecimento” abordado por Judite Gonçalves, Professora Auxiliar Convidada e Membro do Centro de Conhecimento de Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Amílcar Moreira Investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Os avanços da ciência no contexto do envelhecimento estiveram em ênfase no painel “A ciência médica face ao desafio do envelhecimento”, através das pesquisas recentes apresentadas por Luísa Lopes, Investigadora Principal do Instituto de Medicina Molecular (iMM) e Professora Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Sérgio Dias, Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular (iMM) e Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

De referir, o momento de intervenção de um grupo de jovens da SDUL - Associação de Debate Universitário, que debateram o futuro da Segurança Social e as soluções que julgam mais adequadas para salvaguardar a sustentabilidade do sistema de pensões e a qualidade de vida dos pensionistas.

“O que significa envelhecer?” foi o tema discutido por Isabel Vaz, CEO do grupo Luz Saúde, Alexandre Quintanilha, Professor, Investigador e Deputado e Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

A definição de estratégias que permitam proteger de forma adequada a população com maior senioridade deve ser um tema de reflexão cada vez mais frequente na nossa sociedade, tendo em conta os impactos reais que o crescente envelhecimento terá para a população nacional. O setor quer ser um dos parceiros de soluções de médio prazo, através de uma abordagem ampla, que inclua vertentes como o envelhecimento ativo, a qualidade de vida, a integração social, e as soluções para o risco de longevidade, para citar alguns exemplos”, explica José Galamba de Oliveira, presidente da APS.

Ainda de acordo com José Galamba de Oliveira, “diferentes atores devem ser incluídos nesta dinâmica, através de um debate transversal, que permita encontrar respostas integradas, alicerçadas no contributo de representantes de vários quadrantes, como investigadores, empresas, universidades, políticos, governo e a sociedade civil.”

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.