X
22nov

Jantar Comemorativo dos 40 anos da APS - 22 novembro, 2022 | Museu Medeiros e Almeida

| Return|

ENCONTRO ANUAL APS

JANTAR COMEMORATIVO 40 ANOS APS

Museu Medeiros e Almeida, 22 novembro 2022

 

Intervenção do Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores

 

 

Caros Associados e Oradores Convidados,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

 

Estamos aqui hoje a celebrar os 40 da constituição da nossa associação, a APS.

 

Nestas quatro décadas de existência, assistimos a grandes transformações da nossa sociedade, quer sob o ponto de vista económico, quer social e cultural.

 

Em 1982, não tínhamos entrado ainda na CEE. Éramos por isso uma economia fechada, ainda que em fase de transição para uma economia de mercado, e a vida dos portugueses era muito diferente daquela que hoje damos por adquirida – não havia computadores portáteis, telemóveis e por isso o conceito de conetividade que hoje tanto valorizamos, era algo desconhecido.

 

Para nos ajudar a compreender o que foi este caminho de 40 anos da nossa associação, decidimos elaborar um pequeno documentário, utilizando já as capacidades do nosso novo Centro de Comunicação e Aprendizagem de Seguros, a CASA, e aonde queremos deixar registado a evolução socioeconómica destes 40 anos no nosso País em paralelo com a evolução do setor segurador no mesmo período.

No postal que será distribuído, encontram ao link para facilmente acederem ao vídeo.

 

Numa nota mais pessoal, eu tenho tido o privilégio de liderar a APS nos últimos 6 anos desta jornada de quatro décadas. A APS é hoje no nosso País uma associação empresarial de referência, reconhecida pelos muitos stakeholders com quem interagimos, e acarinhada pelos nossos Associados.

 

Este reconhecimento é obra de muitos, mas não queria deixar de evidenciar a lideranças do nosso Presidente honorário, Ruy de Carvalho e dos três presidentes que me antecederam António Reis, Jaime de Almeida e Pedro Seixas Vale e agradecer o contributo que deram à APS.

 

Não poderia também deixar de prestar uma homenagem a todos os altos quadros das nossas Associadas que, ao longo de 40 anos, fizeram parte deste caminho: estou a falar literalmente de milhares de profissionais que dedicaram tempo em prol do coletivo, através da sua participação em órgãos sociais, comissões técnicas, equipas de trabalho, etc.

 

E finalmente a todos os colaboradores, não só aqueles que hoje estão connosco, mas a todos aqueles colaboraram com a nossa Associação ao longo das quatro décadas, e que ajudaram a construir a APS tal como a conhecemos hoje.

 

Estimados Convidados,

Vivemos e continuamos a viver tempos excecionais. O mundo tem-nos surpreendido com acontecimentos que certamente constarão, num futuro não distante, em relatos históricos que as atuais gerações têm testemunhado. A par da rápidas transformações tecnológicas, deparámo-nos, como já aconteceu noutros momentos históricos, com desafios que têm exigido uma superação e adaptação constante da própria humanidade, e a necessidade de uma evolução que garanta a subsistência sustentável das sociedades. Por isso, e porque um passado e um presente se constroem com a esperança de podermos construir um melhor amanhã, dizer-vos que a APS  continua  empenhada em dar o seu contributo para que a nossa atividade – tão importante sempre, mas ainda mais relevante em momentos de maior convulsão e incerteza – possa fazer a diferença no bem estar das organizações, cidadãos, e de forma mais abrangente no bem estar e desenvolvimento de Portugal.

 

Muito obrigado a todos.

 

Termino com a apresentação do orador convidado para este nosso jantar:

O Lourenço Pereira Coutinho, doutorado em História Institucional e Política Contemporânea, investigador na FCSH da Universidade Nova e cronista do Expresso e comentador na Sic-Notícias, vai-nos dar uma pequena palestra sobre o impacto e perspetivas das transformações políticas, económicas e sociais dos últimos 40 anos.

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.

Definições de Privacidade