17fev
EM PORTUGAL APENAS 19% DAS HABITAÇÕES TÊM SEGURO COM COBERTURA DE RISCO SÍSMICO
Lisboa, 17 de fevereiro de 2024
Em Portugal, 53% das habitações têm seguro. 34% têm seguro de incêndio ou multirriscos, mas sem cobertura de risco sísmico e apenas 19% têm seguro com cobertura de risco sísmico.
A APS convida todos a verificarem que coberturas de seguro têm contratadas para a sua casa. Não é por demais lembrar que é nas casas que está a principal poupança dos portugueses. Por isso ser tão importante proteger essa poupança.
Em agosto de 2024, Portugal sentiu um sismo de magnitude de 5.3 na escala de Richter. O sismo sentido hoje na região da Grande Lisboa, Alentejo e Algarve, terá tido uma magnitude de 4,8 na escala de Richter. Portugal encontra-se numa zona sísmica e já foi seriamente afetado por um dos maiores sismos de que há registo, ocorrido em 1755 e que então arrasou parte da cidade de Lisboa e outras zonas do país.
Não estamos perante uma mera incerteza, mas sim perante um verdadeiro risco, de ocorrência certa, em momento incerto. A APS convida a ouvir este podcast.
A Associação Portuguesa de Seguradores, com a experiência que tem na gestão deste tipo de eventos, fruto do seu modelo de operação assente na mutualização e partilha de riscos e perdas a nível mundial, já por diversas vezes apresentou ao Governo e ao Parlamento uma solução estruturada e integrada de proteção de pessoas e habitações em caso de ocorrência de uma sismo.
Mas enquanto esse sistema não é criado, há soluções individuais de seguro para ajudar a proteger os cidadãos e empresas das perdas decorrentes de um sismo. Ter seguro pode fazer toda a diferença nestas circunstâncias.
---