XIX Encontro Internacional de Resseguros 2024 | Intervenção de Boas Vindas do Presidente da APS
23 de maio de 2024 | Estoril Palácio Hotel Golf & SPA
Ilustres oradores
Minhas senhoras e meus senhores
Sejam muito bem-vindos ao XIX Encontro de Resseguros, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Seguradores, que junta profissionais do setor segurador e ressegurador para debater temas estruturantes que impactam a sociedade no seu todo.
Esta edição do Encontro, realiza-se em tempos de muita incerteza e mudança acelerada, fruto de tendências e temáticas estruturais que condicionam a evolução da atividade económica por um lado e da sociedade em geral.
Refiro-me em primeiro lugar, ao tema do envelhecimento e saúde mental, cuja evolução tem sido muito condicionada, de um lado, pelo inverno demográfico que as sociedades mais desenvolvidas enfrentam, e, de outro, exponenciada na sequência da pandemia que enfrentámos recentemente. E Portugal não é uma exceção aqui.
E refiro-me também aos desafios da inteligência artificial e do digital quer na configuração de produtos e serviços que as empresas de seguros podem disponibilizar aos seus clientes, quer na melhoria da sua eficiência operacional, quer ainda no dia a dia das famílias e empresas em geral, num quadro de respeito escrupuloso de princípios éticos fundamentais e salvaguarda da privacidade dos dados. Estes desafios ganharam recentemente acrescida relevância face aos grandes avanços na disponibilização generalizada de ferramentas de inteligência artificial generativa que imitam a inteligência humana em tarefas de computação muito variadas.
Por último, voltamos a trazer para a agenda deste Encontro, o tema das catástrofes naturais. Este é um tema central para o nosso setor, já que todos os estudos demostram que o gap de proteção das sociedades em geral é ainda muito grande e não mostra sinais de evolução positiva.
Estes são os três temas centrais no nosso programa.
Abordaremos os dois primeiros, Saúde e Inteligência Artificial esta manhã, e o terceiro, das Catástrofes Naturais, no segundo dia do nosso Encontro.
Mas não podemos deixar de debater outro tema que adquiriu uma atualidade sem precedentes, os riscos geoestratégicos, e o seu contributo para uma maior desproteção das sociedades. Iremos assim ter a oportunidade de, amanhã no segundo painel, ouvir dois conhecidos e reputados oradores, que irão partilhar connosco a sua visão sobre as perspetivas políticas, sociais e económicas à luz desta nova realidade que vivemos em Portugal, na Europa e no Mundo.
Todos estes temas impactam milhões de vidas e são temas de particular interesse para o nosso setor, relevantes já que condicionam comportamentos e atitudes dos cidadãos, das instituições e do mundo empresarial e, consequentemente, alteram o perfil de risco da sociedade em geral.
Concluindo, o setor segurador e ressegurador global desempenha um papel central no desenvolvimento económico das sociedades. O seu sucesso depende em grande medida da sua capacidade de identificar e entender a dinâmica da emergência dos novos riscos, da evolução dos riscos atuais, e de desenvolver respostas que ajudem a sociedade a mitigar estes riscos.
Esperamos que este Encontro proporcione também matéria que contribua para o desenvolvimento das competências e capacidades para melhor servir a sociedade.
Muito obrigado.
-/-