X
06nov

Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, dia 15 de novembro, às 11h15m

| Return|

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional para a Proteção Civil Preventiva, aprovada pela resolução do conselho de Ministros n.0 160/2019, de 30 de outubro.

Este ano, a 7.ª Edição realiza-se a 15 de novembro, às 11h15m.

O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os "3 gestos que salvam"- BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR- é capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Para tal, é imperioso que sejam conhecidas por todos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS da ocorrência de um sismo.

Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico, procurando envolver um número crescente de participantes neste Exercício.

Este Exercício é um ato de cidadania. Um compromisso cívico que exige a todos um empenhamento ativo na persecução da sua própria proteção e segurança e a de todos os que nos rodeiam. Deste modo, consideramos importante que as organizações- públicas, privadas e associativas – também se comprometam neste desiderato coletivo, envolvendo os seus trabalhadores e colaboradores no processo de incremento do seu grau de prontidão e reação a sismos. O objetivo é comprometer e envolver todos os cidadãos na construção de uma sociedade mais segura e resiliente a catástrofes.

O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente a catástrofes.

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.