X
29nov

Incêndios 15-16 Outubro - Dados Sinistros

| Return|

Incêndios de 15 e 16 de outubro

DANOS APURADOS ASCENDEM A MAIS DE 230 MILHÕES DE EUROS

Estão registados 4.177 sinistros cobertos por apólices de seguros

Os incêndios de outubro foram o maior sinistro da história da atividade seguradora em Portugal

 

Viseu, 29 novembro de 2017 - A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) tem vindo, como é habitual, a proceder ao apuramento dos danos cobertos por contratos de seguro, consequência dos trágicos incêndios do passado mês de outubro na zona Centro e Norte do país.

De acordo com o inquérito promovido pela APS, junto das empresas de seguros suas associadas, sobre os sinistros participados ao abrigo de contratos de seguro em vigor, registam-se 4.177 sinistros cobertos por apólices de seguros, a que corresponde um valor agregado de danos (pagos ou provisionados) superior a 230 milhões de euros, constituindo este o maior sinistro da história da atividade seguradora em Portugal.

Relativamente aos sinistros participados, 3.000 respeitam a seguros de habitações e cerca de 700 a seguros de atividades comerciais e industriais.

Já no que respeita aos danos apurados, quase 40 milhões de euros referem-se a danos em habitações a 150 milhões de euros a danos em estabelecimentos comerciais e industriais.

Relativamente aos veículos com cobertura de danos próprios, foram recebidas 160 participações, com um montante estimado de perdas superior a 2 milhões de euros.

Dos 230 milhões de euros de danos apurados, mais de 30 milhões de euros já foram efetivamente pagos.

Estes dados foram revelados hoje, em Viseu, pela Associação Portuguesa de Seguradores, no decorrer da deslocação de uma delegação de seguradores ao Distrito de Viseu para contacto com as populações afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro e autarcas locais.

Amanhã, 30 de novembro, a delegação dos Seguradores desloca-se a Coimbra, onde irá contactar também populações afetadas pelos incêndios de outubro e autarcas locais. Nesta deslocação a Coimbra serão revelados dados atualizados sobre o Fundo Solidário das Seguradoras para apoiar os familiares das vítimas dos incêndios.

Em ambas as deslocações da delegação dos seguradores -- Viseu e Coimbra --, os principais objetivos são fazer um balanço do impacto dos sinistros de 15 e 16 de outubro nos Distritos de Viseu e Coimbra; avaliar a diferença entre as perdas económicas globais e as perdas protegidas por contratos de seguro e debater com os autarcas soluções que no futuro possam dar resposta mais rápida e eficaz quando ocorrem eventos de natureza catastrófica.

- fim - 

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.