X
17jan

CHOQUE EM CADEIA NO FINAL DE 2021 NA A4 COM 17 VIATURAS: SEGURADORAS ACIONAM PROTOCOLO PARA ACELERAR REGULARIZAÇÃO DOS DANOS

| Return|

Lisboa, 17 de janeiro de 2022

 

Choque em cadeia no final de 2021 na A4 com 17 viaturas

SEGURADORAS ACIONAM PROTOCOLO PARA ACELERAR REGULARIZAÇÃO DOS DANOS

 

Sem esperar pelo apuramento de responsabilidades, seguradoras vão regularizar os danos dos veículos que elas próprias seguram e dos respetivos ocupantes

 

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) acionou o “Protocolo para a regularização de choques em cadeia” tendo em vista a aplicação das regras, excecionais e simplificadas, ao acidente que ocorreu no dia 29 de dezembro de 2021 na A4, na zona de Penafiel, envolvendo 17 viaturas e causando pelo menos trinta feridos e uma vítima mortal.

 

Este Protocolo, a que voluntariamente se vincularam praticamente todas as seguradoras que atuam no ramo Automóvel em Portugal, institui procedimentos simplificados na regularização de acidentes que envolvam 15 (quinze) ou mais veículos e em que, com razoável grau de certeza, não seja possível determinar o responsável pelo acidente.

 

Ao abrigo do acordo, as seguradoras abdicam do processo de apuramento de responsabilidades, ultrapassando um exercício que é especialmente complexo em circunstâncias como as envolveram este acidente e acelerando, significativamente, o ressarcimento das vítimas.

 

Para agilizar o processo, cada seguradora regularizará os danos relativos aos veículos que ela própria segura e aos respetivos ocupantes, sendo os custos globais do sinistro repartidos depois por todas as seguradoras em função dos veículos envolvidos que seguram.

 

Por conseguinte, é junto da seguradora que segura cada veículo envolvido no acidente que os lesados devem reclamar a reparação dos danos sofridos.

 

De referir, ainda, que a gestão do sinistro é acompanhada pela APS através de uma nova aplicação informática desenhada, especificamente, para o efeito.

 

- fim -

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.

Definições de Privacidade