X
14jul

ESCOLA BÁSICA JOSÉ DOS ANJOS VENCE PRÉMIO ESPECIAL SEGUROS NO ÂMBITO DO PROGRAMA “NO POUPAR ESTÁ O GANHO”

| Return|

Lisboa, 14 de julho de 2021

 

ESCOLA BÁSICA JOSÉ DOS ANJOS VENCE PRÉMIO ESPECIAL SEGUROS NO ÂMBITO DO PROGRAMA “NO POUPAR ESTÁ O GANHO”

 

A instituição de Valpaços ganhou o concurso nacional com um vídeo sobre como preencher uma declaração amigável

 

A turma do 7ºF da Escola Básica José dos Anjos, em Valpaços, ganhou o Prémio Especial Seguros, uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), no âmbito do Programa “No Poupar Está o Ganho” da Fundação, cujo objetivo é promover a literacia financeira junto dos mais novos. Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas a turmas de escolas da Maia e de Monção para os melhores trabalhos na área dos seguros.

 

A turma vencedora desenvolveu o projeto “Os acidentes acontecem”, no qual mostra em vídeo como se preenche uma declaração amigável quando se dá um acidente de automóvel. Como resultado desta atividade a escola recebeu um novo computador para a biblioteca e todos os alunos receberam livros da coleção “Seguros e Cidadania”.

 

Desde 2017, a APS tornou-se parceira do projeto “No Poupar Está o Ganho”, que tem como objetivo promover a literacia financeira de crianças e jovens em temas como os seguros, a poupança ou a gestão e importância do dinheiro. A iniciativa, que em 11 anos já chegou a 40 mil crianças de 40 municípios, decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num Concurso Final anual.

 

Os alunos do 4ºFN4 da Escola Básica de Ferronho, na Maia, receberam uma Menção Honrosa pelo projeto “Tim – Time is Money”, no qual através de três aplicações é possível aprender palavras sobre educação financeira (“TIM Word”), associar estes conceitos ao seu significado (“TIM Guide”) e responder a perguntas (“TIM Quiz”).

 

Uma outra Menção Honrosa foi atribuída ao 2.ºT2A da Escola Básica de Vale de Mouro, em Monção, que contou e cantou a história da Bruxa Biluca, uma bruxinha desastrada, mas muito atenta aos seus seguros de saúde, casa, bens pessoais e automóvel.

 

Ainda neste ano letivo e no âmbito do “No Poupar Está o Ganho”, a APS e a FACM lançaram o desafio “Seguros e Cidadania”, que ofereceu igualmente computadores às quatro escolas que desenvolveram os melhores trabalhos: Escola Básica de Monserrate (Viana do Castelo), Escola Básica da Costa (Santo Tirso), Escola Básica Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão) e Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães). A Escola Básica Francisco Torrinha (Porto) recebeu ainda uma Menção Honrosa.

 

“Os seguros constituem um dos subtemas do Referencial de Educação Financeira e, por isso, estão bem presentes nas atividades que as turmas desenvolvem ao longo do ano letivo com o “No Poupar Está o Ganho”. Contar com o apoio de uma entidade de grande prestígio no setor, como é a Associação Portuguesa de Seguradores, tem grande importância para o projeto, pois reforça o incentivo dado a estas crianças e jovens para que compreendam a área dos seguros, que vai estar presente em toda a sua vida”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

 

O Concurso Final do “No Poupar Está o Ganho” premiou este ano cerca de 300 alunos de 14 turmas dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1). Através de vídeo, apps ou jogos as turmas provaram ao júri do concurso não só os conhecimentos de educação financeira que adquiriram, mas também a sua criatividade e capacidade de trabalho em grupo. Ao longo do ano letivo, o “No Poupar Está o Ganho” chegou a 9.000 alunos de 500 turmas.

 

Para ver ou rever a cerimónia de entrega de prémios 2020/2021, aceder a: 11.ª Edição No Poupar Está o Ganho - Sessão de Apresentação dos Trabalhos Finais 2020/2021

 

Para mais informações sobre o projeto: https://nopouparestaoganho.pt/

 

Sobre a Associação Portuguesa de Seguradores

A APS é uma associação fundada em 1982, sem fins lucrativos, que reúne companhias de seguros e resseguros que operam no mercado nacional, independentemente da sua natureza jurídica ou da sua nacionalidade. O conjunto das Associadas da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados. Para mais informações visite www.apseguradores.pt

 

Sobre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda:

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por missão a realização de atividades educativas e culturais que promovam a sociedade do conhecimento e contribuam para a inclusão social, proporcionando simultaneamente oportunidades de ocupação de tempos livres.

Saiba mais em:  http://www.facm.pt/facm/facm/pt/index

Related

Not any article

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.

Definições de Privacidade