DOIS LIVROS SOBRE SEGUROS DA AUTORIA DE RUY DE CARVALHO

Lisboa, 19 de outubro de 2016


O autor é Ruy de Carvalho, Presidente Honorário da APS


Dois livros inéditos contam a história do seguro em Portugal e no Mundo


Os livros são uma edição conjunta da Imprensa Nacional Casa da Moeda e da APS


"Uma Breve História do Seguro" e "O Seguro em Portugal" são os títulos dos dois livros da autoria de Ruy de Carvalho, Presidente Honorário da APS, que contam a história do Seguro em Portugal e no Mundo e que são agora lançados numa edição conjunta entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda e Associação Portuguesa de Seguradores.

Ruy de Carvalho tem uma larga experiência no setor dos seguros. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores entre 1982 e 1997 e antes já tinha assumido a presidência do então Instituto Nacional de Seguros (de 1979 até 1982). Ruy de Carvalho ocupou, também, vários cargos em entidades internacionais do setor segurador. Atualmente é Presidente Honorário da APS.

As duas obras do autor irão ser divulgadas publicamente no dia 19 de outubro, às 18 horas, na Biblioteca da Imprensa Nacional, com apresentação de Rui Vilar.


"Uma Breve História do Seguro - Dos antecedentes ao final do século XVII" relata as primeiras formas rudimentares de solidariedade organizada, o modo como se chegou à separação entre o risco e a usura, quando e como aparecem os primeiros contratos e a expansão do seguro, a partir de algumas cidades italianas, até chegar ao Norte da Europa.

São também tratadas as ordenações marítimas desde o seu início e tida em conta a sua evolução ao longo de vários séculos e as primeiras leis sobre seguros, incluindo a sua aplicação prática.

É destacada ainda a contribuição da ciência matemática para a modernização e rigor técnico do seguro e relatados três acontecimentos determinantes que, nos finais do século XVII, marcaram a transição para o seguro moderno, cada vez mais próximo das suas características atuais.


"O Seguro em Portugal" retrata factos como por exemplo as consequências do 25 de Abril, o que foi sendo feito para normalizar e modernizar o sector segurador, as concentrações das empresas de seguros nacionalizadas e o posterior processo das respetivas privatizações, os efeitos da descolonização nas seguradoras portuguesas, os passos necessários para acompanhar a transição para a então designada CEE ou a inovação considerável por parte das seguradoras.


Ver press em pdf

ACERCA DA APS

A Associação Portuguesa de Seguradores é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei para defesa e promoção dos interesses das empresas de seguros e resseguros. O conjunto dos Associados da APS representa atualmente mais de 99% do mercado segurador, quer em volume de negócios, quer em efetivos totais empregados.

MORADA | CONTACTOS

APS | Associação Portuguesa de Seguradores
-
Rua Rodrigo da Fonseca, 41
1250-190 Lisboa
T. 213 848 100
F. 213 848 198
-
aps@apseguradores.pt
www.apseguradores.pt

ENVIE UMA MENSAGEM

Clique para listar as tarefas