Associação Portuguesa de Seguradores
Home - Academia Portuguesa de Seguradores
E-LEARNING E B-LEARNING

Desenvolvimento de conteúdos: a APS encontra-se a desenvolver de raiz, embora inspirado nos actuais cursos do seu Plano de Formação, um conjunto de conteúdos com um formato adequado ao modelo de ensino a distância (e-Learning).

 

» Solução Pedagógica: os conteúdos estão organizados sob a forma de módulos. A oferta de formação a distância da APS assentará num sistema modular. A componente científica destes conteúdos (módulos) é assegurada pela APS. A APS possui já nos seus quadros recursos especializados nos domínios do e-Learning.

 

» Solução Técnica: Na adequação destes módulos ao formato e-Learning, seguiu-se a metodologia específica de "Instructional Design" e, para a sua construção, deverá ser aplicado o protocolo técnico-pedagógico SCORM - "Sharable Content Object Reference Model", em conformidade com as especificações de interoperabilidade "conteúdo /módulo" e Learning Managment System. Num ambiente de e-Learning moderno, os conteúdos devem ser criados em componentes protocolares multi-plataforma.

 

» Diferentes Tipologias de Cursos e-Learning: foi definido especialmente para o projecto de e-Learning da APS, uma "taxonomia base" de diferentes estilos de cursos e de níveis de Interactividade de e-Learning. Cada um dos três níveis identificados é analisado sob o ponto de vista de sete categorias específicas a cada nível (3) existindo ainda um conjunto de catorze características transversais que deverão estar presentes na abordagem aos três níveis. Esta "framework" foi baseada em "Benchmark" internacional e "Best Practices".


Modelo de Ensino e de desenvolvimento: a formação à distância da APS assenta num sistema modular. Os cursos a oferecer ao mercado são construídos através de combinações de módulos, definidas pela APS. Será preferencialmente preconizado um modelo de blended-learning (Blended Multi-modal), ou seja, com o apoio de acções presenciais e de outros materiais e/ou suportes. Por outro lado, o modelo de distribuição deverá assentar em metodologias sobretudo assíncronas (nesta primeira fase), embora prevendo a escalabilidade para um patamar mais avançado, em que a formação poderá, em alguns casos, recorrer a metodologias de cariz síncrono.

 

Alinhamento de todo o procedimento com as orientações de Qualidade  emanadas pela DGERT para a "Formação a Distância - e-Learning", de forma a consubstanciar a presente acreditação da nossa oferta neste formato (ponto 1.2 "Formas de organização da formação - formação a distância").